ACUITY Internet Marketing
Artigos - PPC OU SEO? LINKS PATROCINADOS OU OTIMIZAÇÃO DE SITES?

PPC OU SEO? LINKS PATROCINADOS OU OTIMIZAÇÃO DE SITES?


Quando as pessoas escutam sobre Marketing Online, são mencionados os dois métodos mais populares para aumentar a visibilidade na Internet: Otimização de Sites (SEO) e Links Patrocinados (PPC - Pay Per Click).

Em um mundo perfeito, uma empresa poderia adotar as duas estratégias para maximizar os resultados, mas geralmente o budget impede que ambas as ações sejam adotadas. Este artigo traça uma macro análise desta situação, ao mesmo tempo em que aborda situações onde SEO e PPC são mais convenientes.


SEO Otimização de Sites

De acordo com os recentes estudos, as campanhas de Otimização de sites oferecem algumas vantagens sobre as campanhas de Links Patrocinados. A seguir, uma explanação do que foi descoberto:

Tendência ao Click - Estudos indicam que os usuários das máquinas de busca simpatizam menos com o PPC. O site enquiro.com publicou em seu estudo, que os usuários clicam seis vezes mais nos resultados orgânicos (naturais) em relação ao PPC. Outro estudo, da searchengineguide.com demonstra que somente 30% dos usuários clicam em algum Link Patrocinado.

Confiança Entre os usuários, os resultados orgânicos se mostram mais confiáveis. A emarketer.com relatou em sua pesquisa que 29% dos usuários acreditam que PPC causam algum aborrecimento e 66% não confiam nos resultados.

Valor Resultados orgânicos produzem mais valor ao usuário, e por isso a taxa de conversão chega a ser 17% maior do que os Links Patrocinados. A pesquisa também mostra que as maiores taxas de conversão tiveram origem nos resultados orgânicos. *

Custos As campanhas de Links Patrocinados sofrem constantes modificações de preço, principalmente em algumas épocas. Mais da metade dos anunciantes reclama que as palavras chaves do seu negócio são ou se tornam muito caras. É preciso levar em conta que deve-se fazer uma campanha por buscador, enquanto a Otimização de sites impacta sobre todos eles.

Resultados - SEO tem a capacidade de produzir resultados que irão prolongar mesmo com o fim do processo, enquanto os Links Patrocinados produzirá resultados apenas no período de contratação da solução. Os resultados do PPC irão terminar juntamente com a campanha.

Relevância - 72,4% dos usuários indicam os resultados orgânicos como mais relevante no Google e 60.8% no Yahoo, contra 27,7% e 39,2%, respectivamente, no caso dos Links Patrocinados**.


PPC Links Patrocinados

As campanhas de Links Patrocinados são mais indicadas em algumas situações. Confira algumas delas:

Resultados - Permitem resultados mais rápidos, pois é uma ação imediata. Também é indicado para cobrir alguma época do ano, evento, ou qualquer ação que tenha um rápido prazo de início.

Custos - Os investimentos com o PPC, em grande parte dos casos, demonstram ser mais acessíveis quando comparados a Otimização de sites. Por isso as campanhas de Links Patrocinados têm um maior aval de pequenas empresas, pois é possível segurar o investimento durante a campanha.

Fácil de ser realizado dentro da própria companhia - Campanhas com baixa complexidade podem ser realizadas por funcionários, pois existem instruções normalizadas pelas empresas que permitem o anúncio patrocinado. Como o conceito é mais simples, não exige uma curva de aprendizado como acontece com o SEO.

Por Gustavo Elias Siqueira

*Segundo a Pew Internet and American Life Project.

**iProspect, Survey Sampling International, WebSurveyor, and Stratagem Research, April.

Adicione o artigo ao del.icio.us     Adicione o artigo ao Digg It     Adicione o artigo ao Linkk     Adicione o artigo ao Rec6 (É necessário logar-se previamente)    
 
Enviar para um amigo | Fale Conosco | Imprimir | Voltar

Copyright © 2007 ACUITY Internet Marketing